Cooperativas

Ecoponto Municipal tem bom movimento nos oito primeiros meses de funcionamento

Prefeitura anuncia inauguração do segundo espaço para coleta de material reciclável, dessa vez no bairro Fragata

Paulo Rossi -

O 1º Ecoponto Municipal, localizado na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3.195, recebeu em oito meses 5,7 mil pessoas e mais de mil coletoras grandes com mais de dez toneladas de resíduos cada. A maior parte da carga entregue foi de papelão e plástico. A prefeitura de Pelotas pretende abrir outros dez espaços para receber materiais recicláveis, sendo que o segundo Ecoponto já está pronto e será inaugurado na quarta-feira (28), às 15h30min, na rua Machado de Assis, 285, no Fragata.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Luiz van der Laan, o Ecoponto funciona como um receptor de materiais recicláveis, onde a comunidade pode ir lá entregar. É feito um trabalho ambiental de conscientização e divulgação nas escolas, como forma de estimular o descarte em local correto e não nas ruas, como muitas pessoas fazem. Para evitar que isso continue a ocorrer a prefeitura pretende construir vários espaços próprios.

Os resíduos de podas, cascote e madeira vão para a Central de Recebimento de Resíduos Sólidos, situada na avenida Zeferino Costa. O Ecoponto não recebe pneus, lâmpadas e eletrônicos. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) tem um funcionário que fica no local, responsável pelo Ecoponto, mais duas pessoas de uma das seis cooperativas habilitadas pelo Sanep para recolher o material. As cooperativas atuam em sistema de rodízio mensal e naquele período recebem a carga.

O diretor-presidente do Sanep, Jacques Reydams, explica que é feita uma escala de rotatividade entre elas para receber a cada mês todo o material descartado. Por isso, dois representantes da cooperativa da vez ficam no local por 30 dias para encaminhar o recolhimento. Dezembro foi a vez da Fraget/Cootafra e estão trabalhando no Ecoponto Maria Vergara, 34, e Janice Pereira, 30.

Maria está na cooperativa há oito anos e Janice há três. Contam que o material recolhido no Ecoponto representa um reforço na carga do mês da cooperativa. O caminhão que faz a coleta do lixo urbano leva os resíduos à sede da cooperativa e o veículo próprio transporta os alumínios os metais. Única queixa das duas: na noite passada roubaram do escritório um micro-ondas e uma jarra elétrica, equipamentos que utilizam para suas refeições, já que passam o dia todo no local.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reitoria, Adufpel e Asufpel assinam acordo para compensação de greve Anterior

Reitoria, Adufpel e Asufpel assinam acordo para compensação de greve

O anúncio  do secretariado Próximo

O anúncio do secretariado

Deixe seu comentário